© Todos los derechos reservados
- Pintura com acréscimos Tridimensionais fabricados especificamente para a obra. Acrilico sobre tela, 57 x 70 Cmt. Técnica mista.
Ruben Torbay
É criador da técnica artística denominada de Pintura Tridimensional Ruben Torbay, técnica esta que consubstancia-se num misto de pintura e escultura que coabitam nas telas dos seus quadros, como querendo parar o tempo em cenas nas quais o artista procura conjugar a perfeição e a realística, em obras que teimam em sair da tela para coexistirem no nosso mundo de tridimensionalidade.
PARECERES ARTISTICOS:
Declaração:
Ruben Torbay é um nome novo na pintura do nosso país. Com carreira de sucesso no seu país de origem, a Argentina, o artista plástico parece querer agora afirmar, também entre nós, o mesmo sucesso do seu percurso anterior.
A sua pintura é inovadora, suportada por uma imaginação fértil e quase sempre tendo a natureza (as rochas, os rios, as nuvens, a fauna marinha) como matéria inspiradora. Mas o mais importante da sua abordagem plástica consiste na forma, na técnica, e nos materiais. De facto, mais que pintura, o seu trabalho é plástico no seu sentido mais lato. Por vezes, o que nos é dado ver e fruir é uma espécie de escultura sobre tela, tal a tridimensionalidade que as obras comportam. E essa tridimensionalidade é, por assim dizer, a marca mais profunda deste pintor-escultor, ou vice-versa, conferindo a cada uma das suas obras um encantatório movimento, em sentidos diversos, por vezes parecendo que o quadro inverte o movimento natural, ou seja, não somos nós que nos aproximamos da obra, é ela que parece entrar em contacto connosco e, até, ameaçar passar por cima de nós, como acontece no quadro intitulado (As nuvens de Leste).
A técnica utilizada para a tridimensionalidade passa por múltiplos materiais, naturais, sintéticos, resinosos, etc., todos eles trabalhados com mestria, de modo a impressionar-nos a quietude contemplativa dos sentidos, numa proposta clara e firme de nos desafiar e “incomodar” até ao limite. Fazia falta um discurso como o de Torbay no panorama português das artes plásticas. Fazia falta uma abordagem criativa inovadora, como esta, Oxalá lhe seja reconhecido em Portugal o talento que já viu reconhecido noutras paragens. A sua diferença é a diferença dos que não se limitaram a continuar o que já encontraram feito. É, no fundo, a diferença que distingue e afirma um artista, inter pares.
"Joaquim Pessoa" (Escritor, Artista Plástico e Crítico de Arte).
Oeiras, Portugal, ano 2009.
Ver más información de Ruben Torbay
No encuentras lo que buscas. En artelista te inspiramos